O adidas Samba tomou conta das redes sociais nos últimos anos. Hoje ele é visto no pés de pessoas como Hailey Bieber, Gigi Hadid e Kendall Jenner, além de possuir inúmeras trends na plataforma de vídeos, Tiktok, o tênis das três listras se tornou um grande representante quando falamos de moda casual e de streetwear.

O tênis é extremamente simples e versátil, tirando proveito da relevância que ganhou e se tornou mais desejado que um Dunk Black, por exemplo, que já está ficando reciclado e o público tem se cansado da mesma coisa sempre.

Criação do Samba

O fundador da adidas, Adi Dassler, fez um desenho do que seria a primeira chuteira feita com couro de canguru para jogar na neve. E como a Adidas tem sede na Alemanha, era uma demanda muito alta, partindo de jogadores profissionais e amadores, ainda mais durante o inverno.

O tênis aproveitou o holofote que recebeu durante a Copa do Mundo de 50 e a marca batizou a silhueta com o nome do gênero musical.

O plano deu certo, e o design foi evoluindo ao longo dos anos, eventualmente sendo lançado com a silhueta mais fina que temos hoje. Ele também entrou no mercado feminino e mais cores ficaram disponíveis. Na década de 90 e início dos anos 2000, ele era usado como tênis para futsal. Combinava com tudo, era leve e assim como hoje, todo mundo queria usar.

Os anos se passaram e ele acabou se tornando uma escolha comum e acabou não tendo um estilo cobiçado, já que era usado por homens que trabalhavam na neve. E isso foi o bastante para fazer com que adolescentes que queriam ser descolados, tornassem o tênis legal novamente.


Bella Hadid usando o adidas Samba preto nas ruas de Nova Iorque

Durante os anos 2000, marcas como Vans e Converse que foram popularizadas pelo skate se tornaram extremamente desejadas por adolescentes que ouviam músicas, assistiam séries e davam ouvido a conselhos de seus ídolos, formando um novo padrão de estilo.

Naquela época o adidas Samba passou de um tênis descolado para um tênis de 'nerd', se podemos dizer assim. E hoje em dia, ele foi resgatado e voltou a ser extremamente desejado.

Em junho deste ano, Grace Wales Bonner lançou sua quarta coleção com as três listras, incluindo alguns Sambas de maneira reimaginada, essa colaboração vem acontecendo desde 2020, e é claro, que todos os Sambas de Wales Bonner esgotaram assim que foram lançados, chegando a custar milhares de reais em sites paralelos de revenda. Em 2022, ele trouxe uma assinatura vintage com tons mais sóbrios e forro de cetim. Fazendo com que o público-alvo do tênis passasse de jogador de futebol a uma garota excêntrica.

Influencers e a volta do Samba

Pessoas como Bella Hadid, Gigi Hadid e Kendall Jenner fizeram muitas pessoas correrem para garantir seus Sambas devido ao seu poder de influência enorme, já que o Samba era um tênis inesperado e que traz um toque diferente pra cada trend que aparece no TikTok, o preço também colaborou para isso, já que é bastante acessível e bem abaixo do preço padrão do que pessoas como elas costumam utilizar.


Kendall Jenner usando um adidas Samba branco

Tornando-se uma referência novamente, o adidas Samba tomou conta das redes sociais, chegando a aparecer como peça de arte moderna. O tênis é essencial para o guarda roupa de qualquer um nos dias atuais, podendo ser utilizado de diversas maneiras. Independente da maneira que você for usar, ele traz uma sensação de nostalgia, passando de um tênis de 'tiozão/nerd' para um estilo It Girl ou It Boy.


Emma Chamberlain usando o adidas Samba OG

O retorno do adidas Samba foi uma revolução, principalmente quando falamos do estilo feminino além de ser uma alternativa para a moda sofisticada de marcas como Balenciaga e Valentino, trazendo conforto e a simplicidade em um tênis 'velho' de futebol.