O Adidas Gazelle é, sem dúvida, um dos tênis mais famosos e icônicos produzidos pela marca das três listras e possui uma história longa que remonta à metade dos anos 60. Embora o tênis tenha uma aparência simples no sentido contemporâneo, sua silhueta de design clean cativou muitos fãs desde então, garantindo sua produção por mais de 50 anos.

Origem do nome e finalidade

A origem do seu nome e finalidade são bastante debatidas. Alguns acreditam que seja um tênis de corrida nomeado em homenagem a Wilma Rudolph, a velocista americana que ganhou três medalhas de ouro usando Adidas nas Olimpíadas de 1960 em Roma e ganhou o apelido de "The Black Gazelle". No entanto, ela se aposentou das corridas em 1962, antes do tênis ser lançado. Embora o Gazelle tenha sido construído com base em um molde de tênis de pista, a marca das três listras usou a equipe nacional de futebol da Alemanha Ocidental e os principais jogadores de handebol para testar o tênis. Além disso, a marca nomeou vários tênis em homenagem a mamíferos terrestres durante esse período, como Panther e Jaguar.

Como o Gazelle se tornou o tênis que conhecemos hoje?

Então, o que faz o Gazelle ser tão especial? Ele foi o primeiro tênis da Adidas feito em camurça (veludo de canguru). Na época, os tênis eram feitos de couro. A vantagem da camurça é que ela é muito mais leve e flexível, oferecendo boa proteção para o pé. Disponíveis nas cores azul e vermelho, um detalhe interessante é que, se você virasse o Gazelle, eles tinham solados diferentes. Até a década de 70, o Gazelle era um dos tênis mais populares da Adidas, apresentando características atualizadas, incluindo uma aba no calcanhar que protegia melhor o tendão de Aquiles e uma língua de vinil para maior conforto.

Popularidade e retorno entre fashion influencers

Nos anos 80, a Adidas continuou a produção dele, sendo extremamente popular em países como o Reino Unido. Variações de cores não existiam até o lançamento do Adidas Gazelle Grun (verde). Em 2016, a Adidas trouxe de volta a versão de 1991, o que lhes permite resgatar cores originais daquele período, bem como usar os materiais da época, incluindo pele de porco e a língua moldada.

O Adidas Gazelle foi o primeiro tênis da Adidas a ser feito em camurça. Agora, ele serve como lembrete de como a geração atual recicla e revitaliza tendências consagradas. Enquanto o tênis, que sempre teve estilo, nunca saiu de moda, a nossa era obcecada por nostalgia, ele tem tido um grande retorno entre os fashion influencers, gerando um hype enorme e fazendo com que suas cores esgotem segundos após o lançamento. Mas, se você estiver à procura do Adidas Gazelle, saiba que ele está disponível na Palm Tree.

Gisele Bundchen usando o adidas Gazelle para a Vogue Paris

Harry Styles usando o Gazelle vermelho