Era uma vez uma relíquia esquecida da marca no basquete do século 20. O New Balance 550 era considerado o tênis do momento, sendo querido por consumidores casuais e influencers da época. Enquanto aguardamos por lançamentos novos, vamos contar a história e o retorno de uma das silhuetas mais icônicas da New Balance.

Base

Com raízes que remontam a 1906, a marca sempre focou em fabricar tênis que oferecessem maior conforto, suporte e equilíbrio para seus consumidores. Nos primeiros 83 anos, a NB teve um grande foco no desempenho de corrida. Os designs mais notáveis dessa época são o Trackster, 320 e 574. A marca já atendia às necessidades de tênis para diferentes esportes, como boxe e beisebol, mas sua mudança mais significativa ocorreu em 1983 com o lançamento do 540.



O New Balance 550 foi lançado originalmente em 1989 e seguiu a tendência da época, sendo um tênis de cano baixo, como o Dunk Low. Projetado por Steven Smith, o modelo servia como uma alternativa para o New Balance 650, um design que lembra bastante o 480. Recebendo o nome de P550 Basketball Oxford e não sendo muito diferente do seu antecessor, ele era composto por couro premium na maior parte do tênis. Painéis perfurados e uma base de malha corrigiam os problemas de respirabilidade que o 480 tinha. A escrita "550" foi bordada no painel lateral, enquanto o branding "N" aparecia nos perfis. Uma estrutura moldada no calcanhar proporcionava mais estabilidade e travamento, enquanto um novo padrão de layout oferecia resposta necessária à demanda do esporte praticado.

Estreia

A criação de Steven Smith foi lançada de acordo com uma regulamentação de uniformes da NBA, com combinações predominantemente brancas que se complementavam com tons sólidos inspirados em equipes. Converse, Avia e Reebok também tinham alternativas ao 550, mas acabaram se beneficiando de patrocínios. Além disso, os tênis de outras marcas tinham uma tecnologia que era comercializável, por exemplo, Reebok Pump e Nike Air, o que fez com que faltasse inovação por parte da New Balance. Depois de estrear nos EUA, o 550 foi para o Reino Unido e alguns lugares da Ásia, antes de cair no esquecimento.

Renascimento

A história do 550 não pode ser contada sem mencionar a influência de Teddy Santis e sua marca Aimé Leon Dore, sediada em Nova York.

Teddy Santis, apaixonado pelos anos 90 e nascido em Queens, atua como diretor criativo da linha Made In USA da NB desde 2021. Ele encontrou uma imagem aleatória de um tênis de cano baixo da marca em algum momento de 2018. Santis foi em busca de modelos menos conhecidos do catálogo da marca, o que ajudou o 990 V2 e o NB 1300 a conquistar uma nova gama de pessoas em 2019 e 2021, respectivamente. Portanto, seu interesse na silhueta de cano baixo faz sentido, mas ele tinha um desafio pela frente.

“A única informação encontrada sobre o 550 foi em um catálogo antigo da NB Japão”, relatou Joe Grondin, gerente sênior de colaboração global da marca, em uma entrevista à Sneaker Freaker em dezembro de 2020. Na procura por hashtags nas redes sociais, Santis e Grondin encontraram um colecionador que possuía um par OG do 550. Quando conseguiram o par em mãos, ele foi construído do zero com o olhar meticuloso de Santis, resultando em várias revisões antes do produto final ser definido.

Em setembro de 2020, Teddy Santis mudou a trajetória do 550 e da sua marca, Aimé Leon Dore, ao revelar quatro cores para a silhueta com o auxílio da Team Sonny, uma equipe de basquete liderada por Kenny Satterfield.

Colaborações

A coleção "International Friendship Through Basketball" da ALD serviu de relançamento para o New Balance 550 desde 1989 e como sua primeira colaboração. O couro premium reapareceu em um tom que lembra uma casca de ovo, que combina com contrastes em vermelho, cinza, verde e preto, assim como a entressola levemente amarelada, trazendo um aspecto vintage. As interpretações de Teddy sobre o modelo favoreceram cores com estilo simples, mas o detalhe mais notável é a sola envelhecida, que disparou a demanda pelos tênis graças às redes sociais como TikTok, Instagram e YouTube. A ALD fez reposições de pares desde o outono de 2020. Em 2021, Santis anunciou que iriam remasterizar o 650 e trariam cores semelhantes aos primeiros 550. Pré-vendas foram feitas logo depois do anúncio.

Atualidade

 Atualmente, o New Balance 550 pode ser encontrado por R$ 999,00 na Palm Tree. À medida que a marca continua a definir sua posição no cenário de basquete com a ajuda de Kawhi Leonard, Jamal Murray e outros, a New Balance tem desenvolvido uma mistura saudável de tênis inspirados na herança deixada e toques modernos.