A cada geração de fashionistas que passa, sempre há um tênis clássico que vira tendência e se torna um sucesso absoluto. Vimos isso acontecer com diversas marcas, como a Adidas com o Samba OG e, mais recentemente, com a Puma e o Speedcat. O tênis foi criado em colaboração com a Sparco, uma empresa especializada em equipamentos para carros de corrida, o que fez com que a Puma tivesse um dos tênis mais desejados e vendidos da sua história. Há cinco anos, ele foi reformulado em comemoração ao seu 20º aniversário, mantendo a estética do passado.

Foto: Puma Speedcat em colaboração com a marca Sparco
 

O tênis atingiu um enorme público e conquistou adolescentes ao redor do mundo, tornando-se o it shoe entre estudantes no início do século. Mas será que a marca vai atingir o mesmo sucesso neste ano de 2024?

Sendo utilizado há meses por pessoas como Emily Ratajkowski, que tem amado o tênis, as expectativas são altas, com vídeos virais no TikTok mostrando como usar o Puma Speedcat, o que faz com que a nova geração redescubra este tênis. Sua volta não poderia ter acontecido em um momento melhor, com o estilo dos anos 2000 moldando as tendências dos dias atuais. Além disso, o mundo automobilístico ganhou mais relevância recentemente, e a origem do tênis Puma Speedcat está ligada à Fórmula 1.


Foto: Emily Ratajkowski usando o Puma Speedcat Vermelho

 

Das pistas para as ruas

A origem do Puma Speedcat remete aos anos 80, com o design do Motorsport, uma bota de cano alto que foi criada para o piloto de Fórmula 1, Stefan Bellof. O alemão morreu em um acidente, mas havia vencido algumas competições de destaque usando o calçado, que mais tarde se tornaria o Speedcat, lançado em 1999. Seu design foi baseado nos tênis resistentes a fogo usados pelos pilotos de F1 em 1998, segundo a marca.

Como um tênis diferente de tudo conseguiu se tornar desejado por milhares de pessoas? Diferente de tênis anteriores inspirados no automobilismo, que não atingiram as expectativas, até a chegada do Speedcat os calçados para pilotos não estavam nos pés das pessoas. Nos anos 70, até alguns mocassins quase se tornaram populares; eram loafers feitos por Prada, Tod's e Sebago. E quando a Nike tentou colaborar com Schumacher, não teve impacto. Mas o que mudou desta vez? Fernando Alonso foi o primeiro espanhol a ganhar um Grand Prix de Fórmula 1 e marcou história no mundo das corridas.

As corridas passaram a ser transmitidas na TV aberta, e os fãs de F1 mostravam mais interesse pelos tênis inspirados no automobilismo. Mas chegou um momento em que a bolha estourou e o calçado se tornou uma tendência. Com visual simples e cabedal liso, além de uma estética monocromática quebrada pelo símbolo da Puma, o design foi fundamental para atrair as pessoas, que queriam um tênis de corrida com o respaldo de celebridades, tornando-se um verdadeiro it shoe.

Foto: Dua Lipa usando o Puma Speedcat Preto e Branco

 O retorno desses tênis esportivos é mais uma prova do crescente interesse pelo automobilismo na moda. Nos últimos dois anos, o setor parece ter encontrado na Fórmula 1 um território inexplorado e cheio de potencial. O ponto de virada veio em março de 2022, quando Motomami, o aguardado terceiro álbum de Rosalía, foi lançado. Além de seu impacto na indústria musical, o trabalho da cantora catalã não passou despercebido pelo mundo da moda.

Seus elementos narrativos e visuais, inspirados no universo das motocicletas, deixaram sua marca. Algumas marcas já haviam feito referência a esse universo, como na coleção da Dior. Nas temporadas seguintes, a moda entrou de cabeça nas tendências automobilísticas. Em maio de 2022, a Chanel apresentou seu desfile "Cruise" em Monte Carlo, cidade associada ao luxo mais exclusivo, mas também ao Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco.

Duas décadas após a colaboração entre Puma e Sparco, a marca de tênis não apenas relançou essa parceria clássica, mas também abraçou a estética das motocicletas ao se unir à marca independente Ottolinger, fazendo com que pilotos se tornassem ícones da moda, como apontado pela Vogue em uma manchete. Fatos como esses mostram que o Puma Speedcat tem grandes chances de ultrapassar seus concorrentes pela direita e se tornar o tênis mais desejado do momento. E caso você tenha lido até aqui e queira adquirir um par, compre na Palmtree.